Publicado em Deixe um comentário

Adultização: por que sim, por que não?

Adultização da pessoa com deficiência intelectual

Adultização, tema extremamente atual, é questão relevante no que diz respeito a pessoa com deficiência intelectual, daí o motivo de aproveitarmos a questão no blog da APOIE.

Assunto em debate por conta da exposição sem freios de menores na internet e suas consequências, com relação ao nosso grupo abordaremos o conteúdo por outro viés.

Por que não?

Muito empoderamento se dá as crianças que, convenhamos, não têm suporte emocional, muito menos maturidade para arcar com todo esse poder de escolha entregue pelos adultos. Em contrapartida, a infantilização da pessoa com deficiência intelectual adulta atrasa e até prejudica o seu desenvolvimento.

Por que sim?

Muitas vezes denominados crianças, nossos rapazes, moças e idosos, não apenas merecem como necessitam de responsabilização por seus atos e maior autonomia diante das questões relacionadas ao seu dia a dia. Afinal, até quando terão à disposição pais super protetores que façam por eles o que podem executar sozinhos?

O nosso grupo é formado por pessoas maduras o suficiente para que sua adultização seja considerada.

Pessoas que nos visitam demonstram surpresa diante das peças que nossas “crianças” produzem! Invariavelmente dizemos que não são crianças, mas a resposta é sempre a mesma: “Ah, mas é como se fossem” .

Cada vez que tiramos de uma pessoa a possibilidade de dominar suas tarefas diárias, agindo de forma autônoma e desempenhando [no seu ritmo e condição] o ato de se banhar, vestir ou se alimentar estamos minando o seu caminho e também de quem o acompanha.

A adultização da pessoa com deficiência intelectual é portanto, um tesouro inigualável e que nenhuma família pode abrir mão.

Adultização da pessoa com deficiência intelectual

Vamos reforçar o quão benéfico é viver com independência! Mesmo que muitas vezes relativa, empoderar a pessoa com deficiência intelectual, disponibilizando conhecimento, organizando sua rotina e distribuindo tarefas é tudo o que necessitam.

Família é lugar de convívio onde cada um contribui com o seu melhor e sem praticar a autonomia, como viver em grupo? Outra questão, indivíduos autônomos não sobrecarregam ninguém. Ao contrário, ajudam e facilitam na condução da rotina familiar!

Na APOIE entregamos repertório suficiente para que tenham insumos para uma boa conversa. Aqui extraímos o melhor de cada um, de modo que se sintam produtivos e valorizados. Caminhamos longe da infantilização da pessoa com deficiência intelectual. Por que? Porque a sua adultização é necessária e primordial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *