Publicado em 1 comentário

Somos todos únicos e isso nos assemelha

Somos todos únicos e isso nos assemelha, porque na verdade todo homem e toda a mulher guardam dentro de si a mesma e única essência. O que nos torna diferentes uns dos outros é a capacidade de lidar com o nosso livre-arbítrio, isto é, a grata possibilidade de decidir e escolher em função da própria vontade.

O universo da pessoa portadora da deficiência intelectual

Somos todos únicos e isso nos assemelha, porque na verdade todo homem e toda mulher guardam dentro de si a mesma e única essência. O que nos torna diferentes uns dos outros é a capacidade de lidar com o nosso livre-arbítrio, isto é, a grata possibilidade de escolher em função da própria vontade.

Neste primeiro post não há como fugir do tema principal que trata do universo da pessoa com deficiência intelectual, desmistificando pensamentos e revelando um tanto de experiência.

História

A Apoie é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 1979 por um grupo de pais com filhos portadores de deficiência intelectual, moderada a leve.

Esse núcleo de pessoas buscava um caminho para os seus filhos. Dessa forma, se uniram e fundaram a instituição com muito empenho, bem como esforço. Após mais de 40 anos de história, a APOIE entra no século XXI com muitas vitórias e imensos desafios. Certamente provocações…

Sem esmorecer, a APOIE é um exemplo memorável de como a vontade, aliada a garra e a competência, levam qualquer iniciativa positiva ao sucesso.

Competências e limites

Eles têm potencialidades, inteligências múltiplas e surpreendem! São admiráveis tanto pela capacidade de produzir, bem como pelas atitudes diante da vida.

Assim como cada um de nós, a personalidade positiva se constrói por meio de uma boa educação. Formar um indivíduo exige dedicação, respeito, amor e, certamente, limite. Se limite é o pilar na construção de um ser social, lógico que isso vale para o grupo. Regras claras trazem diretrizes para se alcançar os objetivos planejados. Então, não poderia ser diferente na rotina da APOIE.

Diante de um tabuleiro e sem as regras do jogo é impossível continuar jogando. Este exemplo explica a importância da regra, tão necessária na organização de uma sociedade e para o progresso de cada indivíduo.

Eles se deparam com dificuldades em diversos campos cognitivos mas, em contrapartida, apresentam inúmeras facilidades em muitas práticas. Vale dizer que a APOIE é a grande vitrine das suas virtudes.

Importa ressaltar que, como todo mundo, cada membro desse grupo passa por todas as etapas do envelhecimento. Desta forma, não são eternas crianças, como muitos imaginam. Vale muito compreender que a pessoa com deficiência intelectual comete erros, acertos e que, assim como qualquer um, tem todas as dualidades dentro de si.

Somos todos únicos e isso nos assemelha, porque na verdade todo homem e toda a mulher guardam dentro de si a mesma e única essência. O que nos torna diferentes uns dos outros é a capacidade de lidar com o nosso livre-arbítrio, isto é, a grata possibilidade de decidir e escolher em função da própria vontade.

Troca

Toda experiência positiva e que é compartilhada, certamente traz um ganho para a sociedade. Que este seja um lugar de enriquecimento e troca, a fim de que todo mundo cresça junto.

Um comentário sobre “Somos todos únicos e isso nos assemelha

  1. Bárbara esta iniciativa!

Os comentários estão fechados.