Publicado em 2 comentários

Desafios – fugir ou encarar?

Desafios - como superar

Quem gosta de desafios? Normalmente a maioria busca distância deles, mas isso não é uma boa alternativa. Certamente que escolher encará-los de frente é a melhor opção.

Mas por que elegemos para o primeiro post deste ano o tema desafios? Porque certamente não há como escapar deles.

Como enfrentar os desafios

Fórmulas mágicas para o enfrentamento de desafios não existem, já que o “como” seguir em frente diante dos obstáculos é uma decisão extremamente singular. No entanto, cabe a consciência de que ignorá-los não é uma boa escolha.

Há uma regra infalível que pode ajudar muito na solução de qualquer problema. Primeiramente, desafios pedem um plano para melhor superá-los; mesmo porque, nem todos possuem as mesmas ferramentas para seguir adiante com a missão.

Aqui na APOIE a nossa grande tarefa é encontrar instrumentos para que cada um da turma possa desempenhar a sua função da melhor maneira possível. Primeiro diagnosticamos as aptidões individuais, para então verificarmos a melhor estratégia de trabalho.

Uma pedra no caminho

Imagine-se caminhando por uma estrada e, eis que de repente surge uma pedra gigantesca; você para, desiste, dá meia volta e vai embora. Ora, esta escolha seria uma grande tolice, não é mesmo?

Ah, então de forma reativa, você busca uma picareta e começa, exaustivamente, a quebrar a pedra! Pode ser uma solução, mas levaria dias, quem sabe meses ou até anos para concluir a ação; também seria uma tola escolha.

Mas, com calma e observando melhor, você percebe que existe um jeito de contornar aquela pedra e seguir em frente. Aí sim! Esta é a opção mais adequada e que exige menor tempo e esforço.

Aonde queremos chegar com essa história de caminho, pedra e desafios?

Desafios da pessoa com deficiência intelectual

Se entrar no Instagram da APOIE, talvez tenha perguntas do tipo: “Quem produz ?”; “Como eles confeccionam os produtos”?

Voltemos ao tema superação de desafios e aos possíveis limites que qualquer deficiência traz e, mais especificamente no caso da APOIE. Se recebemos a encomenda para um determinado tipo de produto e a recusamos por nos sentirmos incapazes de aceitá-la [como faria aquela pessoa que diante da pedra no caminho deu meia volta e se intimidou] hoje não seríamos quem somos!

Talvez a pessoa com deficiência intelectual colecione mais desafios pela frente, mas a nossa função é distribuir ferramentas para que ela possa superá-los.

Todos da nossa turma são capazes de fazer tudo? Evidente que não! Um único produto passa por uma linha de produção que envolve muitas mãos. Além disso, buscamos que cada um contorne a sua própria pedra da melhor maneira possível.

Como? Vamos lá, vejamos 2 exemplos:

  • Não sabe contar mas precisa separar as folhas internas do miolo de um bloco? Disponibilizamos gabarito.
  • Não memoriza os passos para confeccionar uma nova peça no tear de prego? Pintamos os pregos do tear com cores diferentes para que saiba por onde passar com o fio do novelo de lã.

Desafios & Oportunidades

Para concluir, não se desespere diante do novo ou de uma pedra no caminho, entenda que desafios são frequentes no decorrer da vida e isso é tão certo quanto o nascer do dia após a noite.

Pensando assim, que 2023 tenha a abundância de desafios promissores e que tenhamos a calma necessária para melhor superá-los.

Bem-vindo 2023!

2 comentários sobre “Desafios – fugir ou encarar?

  1. Ótimo texto! Reflexivo tanto no individual como no social!

  2. Enfrentar os desafios é sempre oportunidade de aprender!
    Bom e desafiador 2023 ,Apoie!!!

Os comentários estão fechados.