Publicado em 6 comentários

Escolher – O ato mais corriqueiro e profundo da vida.

Escolher – O ato mais corriqueiro e profundo da vida.

O ato de escolher é transformador e permite que a existência siga de forma tanto próspera quanto segura, ou não!

Como assim ou não!?

Tudo tem um ponto de partida e esse começo, o primeiro passo, necessariamente exige uma escolha. Desta forma, tomar decisão é imperativo constante na vida, o que exige ora arrojo, ora cautela, como também calma, destreza e, dependendo da situação, urgência!

Uau, então o ato de escolher não é tão simples assim.


Nossos ancestrais, com suas escolhas  e atitudes nos trouxeram até aqui. Em contra partida, as nossas ações de hoje irão refletir no que seremos mais adiante. Esta é a roda da vida e que movimenta o progresso da humanidade

Precisamos da rotina, mas é imperativo crescermos com ela, já que vivemos num mundo em constante evolução. A questão relevante é que muitas vezes, após estabelecermos uma rotina, passamos a caminhar no “piloto automático”. O que nos impede uma atenção mais apurada sobre algo fundamental, que é saber para onde estamos caminhando.

Destino

Qual o destino?

Agir de forma mecânica faz parte, mas… opa! Cuidado com a irracionalidade do cotidiano remoto. Como tudo, necessário ponderar e prestar um tanto de atenção ao que de fato construimos.

Como bem exemplificam antigas e notáveis fábulas infantis, podemos nos manter em alicerce firme e seguro ou construir nossa base em um monte de areia e palha.

Olha a escolha novamente!

A APOIE nasceu como uma alternativa para famílias, que não se conformavam com o cotidiano dos seus filhos especiais. Perceberam que o futuro nada lhes reservaria de bom e que certamente deveriam se movimentar.

Escolheram arregaçar as mangas e agir.

Essa gente tinha ideia de para onde estava caminhando? Talvez não, mas tomada por esse ímpeto a instituição nasceu. Calcada em bases sólidas, vivendo um dia de cada vez e como norte, o caminho reto, ético e possível.

Essas famílias tinham segurança de que lá na frente chegariam a um lugar próspero e seguro? Talvez não, mas assim como tantos outros, lutaram pelo que acreditavam ser justo. Trabalharam com perseverança e afinco, conquistando espaço e buscando fazer a sua parte da melhor forma possível.

Futuro – Reflexo do ato de escolher

Hoje, em pleno furacão da pandemia, atendendo um grupo vulnerável e que portanto, exige muito zelo; o que será da APOIE? Não sabemos e não há vergonha nisso. Certamente que breve atracaremos em um porto seguro e próspero.

Nossa, você poderá dizer. De onde vem tamanha certeza? Vem da confiança de que na vida existe uma fórmula infalível:

Esforço + Esforço = Sucesso

Fazer escolhas, trabalhar por elas e atuar de forma correta são as únicas ferramentas possíveis para o progresso, tanto pessoal, quanto do grupo.

O ato de escolher é transformador, agir também.

Bora pegar a vida nas mãos, fazer uso da liberdade de escolha que tanto sonhou na adolescência.

Afinal, muito bom viver a vida!

6 comentários sobre “Escolher – O ato mais corriqueiro e profundo da vida.

  1. A nova realidade só irá fortalecer a proposta da Apoie, crescer e proporcionar o melhor aos
    Seus Aprendizes.
    Belíssimo texto.

    1. Que assim seja, Lígia!
      Gratidão por você e o Zé Eduardo fazerem parte da APOIE!

  2. Belo texto !!!
    Reiventamos nossas vidas e estamos descobrindo novas formas de conviver!! E a APOIE continua forte em seu propósito de desenvolvimento por um mundo melhor e inclusivo pra todos!!! Parabéns a todos que fazem parte!!!

    1. Querida, muito obrigada pelo constante incentivo!
      Você faz parte da nossa história.
      Gratidão.

  3. Parabéns a todos pelo belo e INCRÍVEL trabalho que fazem! Que Deus abençoe a cada um de vcs! Com certeza o mundo seria muito mais mais feliz Se existissem muitas “APOIEsssssss”!

    1. Márcia, muito obrigada, hoje e sempre!
      Você faz parte da nossa história.
      Gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *