Publicado em 5 comentários

Adquirir conhecimento é importante fonte de integração

Importância do conhecimento científico na formação de opinião

Adquirir conhecimento é importante ferramenta de integração com a sociedade, já que a pessoa mal informada se torna desinteressante no momento da troca com o outro.

A formação do próprio julgamento vem da pesquisa e do poder de escuta, assim como do juízo de valores embasado no conhecimento científico. Desta forma, a pessoa sem conteúdo fica sem graça para o convívio.

Em tempos de embates recheados de certezas desprovidas de fundamento teórico e técnico, importante se informar antes de emitir uma opinião.

Atualmente o WhatsApp se tornou fonte de conhecimento, o que favoreceu o aparecimento de “peritos” sobre qualquer assunto, inclusive os relacionados as ciências médicas e isso não tem sido nada bom.

A primeira vista coube  ao uso dos celulares, que propiciam a internet na palma das mãos, a promoção de uma gama vasta de informações. No entanto, vale refletir sobre a veracidade do que se lê.

Cuidado com as Fake News! Elas vieram para ficar e cabe a cada um de nós não passar para frente o que não tenha certeza como verdadeiro.

Sem dúvida que a humanidade caminha para a erradicação do isolamento social, já que o  acesso à informação do que acontece do outro lado do mundo, se dá em segundos para o outro lado do planeta.

Então, nosso intuito com os projetos é oferecer à nossa turma informações corretas sobre assuntos pertinentes ao seu universo. Além disso, propiciamos a troca de conhecimento e reflexões relevantes.

Pesquisa e conhecimento científico, como fonte de acesso a boa informação

Reconhecemos a importância da informação como fonte de inclusão social e se esta é a missão da APOIE, como promover a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade sem lhe dar conteúdo?

Você deve estar se perguntando – mas como acontece esse processo de engajamento cultural? Ora, por meio dos Projetos Pedagógicos oferecemos informação para a pessoa com deficiência intelectual, tornando-a um agente do conhecimento adquirido.

Em outras palavras, cada Projeto Pedagógico é embasado no aprofundamento de um determinado assunto para estudo, com tema pertinente ao universo do grupo e com foco no que seja atual.

Despertamos valores que contribuem para a formação de cada um deles, o que torna a nossa turma mais que especial diante dos olhos de quem a conhece. Afinal, deficiência intelectual não é sinônimo de falta de cultura ou mesmo de inteligência.

Há que se saber o lugar de cada um dentro da sociedade e inclusive as suas qualidades, já que não existe ninguém desprovido de talento ou aptidão. Mesmo que jamais tenha parado para refletir sobre o que é deficiência intelectual, entenda que ela possui diversos níveis e não podemos colocar todo mundo no mesmo balaio.

Assim como encontramos diferentes graus para a deficiência visual ou auditiva, da mesma forma isso ocorre com a deficiência intelectual. Muitas vezes generalizamos as pessoas e as rotulamos como se fossem potes de conserva, mas está na hora de mudarmos paradigmas ultrapassados.

A princípio talvez uma ponta de curiosidade tenha lhe vindo à mente e esteja se perguntando como executamos as tarefas a que nos propusemos.

Então vamos lá! Revelaremos um tanto da nossa rotina.

Projetos Pedagógicos Anuais – Cultura e Inclusão Social

O que abordamos nas aulas de multimídia?

Com o passar dos anos já elaboramos incontáveis projetos, mas vejamos alguns como exemplo:

  • “O trabalho no Brasil”

Pesquisa por meio de vídeo aula trazendo informações sobre as formas e a evolução do trabalho no Brasil.

Período: do Brasil Colônia até os dias de hoje, abordando o tema desde a escravidão até os tempos atuais.

  • “Conhecendo o seu bairro e a cidade de São Paulo”

Google Mapas – Reconhecimento das áreas, infraestrutura e serviços ofertados na cidade de São Paulo.

Objetivo: Observação da estrutura oferecida à população referente ao acesso ao saneamento básico, transporte coletivo, comércio, educação, lazer e saúde.

Cada um da turma pôde pesquisar a sua própria moradia e o entorno. Também observaram as carências e pontos fortes do seu próprio bairro.

  • “Trabalho, Ética, Virtudes e Valores”

Pesquisa por meio de filmes, sites e textos na internet sobre o tema.

Em outras palavras, abordamos a rotina de trabalho, o valor dos compromissos, postura e da pontualidade ao chegar no trabalho.

  • “Conhecendo a história da moeda brasileira”

Pesquisa sobre o assunto desde a época do descobrimento até os dias atuais.

Da simples troca de mercadorias ao comércio por meio do dinheiro. Desta forma, abordamos o conhecimento da moeda,  tanto quanto do produto e do salário.

Simulação de compras: Tivemos como objetivo a comparação de preços antes de realizar a compra de algum produto, oferecendo a noção do valor da pesquisa de preços.

Conclusão

O conhecimento é ferramenta para o progresso da humanidade desde o descobrimento da roda até a chegada da tecnologia 5G. Na verdade, a evolução é trajetória certa de todo e qualquer povo, seja ele de onde for e não há como fugir dessa máxima.

Seguiremos sempre para frente, Já que ninguém anda para trás. Mesmo quando tudo está caminhando de forma negativa, na verdade as linhas tortas nos conduzem para um final positivo.

Nossa, mas como assim? Porque de alguma forma sempre crescemos. Melhor seria por meio dos acertos, mas até com os erros prosperamos, porque no mínimo aprendemos como não ser ou agir novamente.

Quanto aos nossos projetos, eles trazem um benefício sem medida para a nossa gente, que é capaz de compreender o que informamos e cresce mais e mais a cada ano que passa.

Se por ventura tiver o interesse, não deixe de agendar uma visita e venha conhecer de perto o nosso trabalho! Certamente comprovará que tudo o que leu nesse post é verdadeiro. Ou seja, a postura da turma, o repertório da conversa e, principalmente, a alegria.

Visitar a APOIE é verificar que não há adversidade insuperável e que onde existe boa vontade há progresso. Então, se gostou da nossa história e trabalho, divulga o nosso site ou adquira um dos nossos produtos, para que desta forma se torne um parceiro da gente.

Bora viver bem e buscar conhecimento? Então vem com a gente!

5 comentários sobre “Adquirir conhecimento é importante fonte de integração

  1. Conheço de perto o trabalho maravilhoso de tda equipe APOIE. Que Deus ilumine todos pars voltar com mais afinco. Amo vcs.

  2. Conheço bem de perto o trabalho maravilhoso feito pela equipe APOIE. Torço mto para que tudo isso passe logo e que tiremos proveito desse afastamento. Dias melhores virão e juntos farão trabalhos maravilhosos.

  3. Trabalho maravilhoso e fundamental. Espero em breve todas as atividades a mil por hora!

  4. Que a APOIE possa voltar logo com todos os aprendizes para poder dar continuidade a esse excelente trabalho.

  5. Bom retorno e que os ” meninos” retornem em breve!

Os comentários estão fechados.