Publicado em 7 comentários

A Onda acaba na praia mas a espuma retorna ao mar

A onda acaba na praia porque esse é seu destino. Mesmo que gigantesca, invariavelmente termina em branca espuma.

A onda acaba na praia porque esse é o seu destino! E, mesmo que gigantesca, invariavelmente termina em espuma branca e inofensiva.

É possível que jamais tenha feito essa análise, mas o momento pede que sejamos não só resilientes, como também reflexivos. Opiniões à parte, é relevante que façamos uma ponderação sobre o agora, já que se passou mais de um ano que tudo começou.

Tudo o que? Ora, um maremoto chamado pandemia… Tivemos que nos tornar surfistas e a nossa onda ainda não virou espuma em nenhuma areia. Em cima da prancha ainda surfamos a onda, pegamos um tubo e a praia está bem longe da nossa vista.

Por outro lado, não tivemos grandes treinamentos e fomos pegos de surpresa. Caminhávamos pela beira do mar e, não mais do que de repente, nos deram uma prancha e disseram: Vai! Mas acontece que não sabíamos surfar e nenhum de nós tinha essa pretensão, porque, afinal, “Medinas” na vida não surgem aos milhões, né?

As primeiras ondas não eram tão grandes, o mar no Brasil não se apresentava tão bravio e o perigo parecia distante de nós. Então, inocentemente pensávamos: ah, lá no Havaí o mar pega bravio, mas aqui será uma marola. Ao passo que poderíamos ter praticado mais, treinando a execução de algumas manobras como um floater, rasgada ou 360º.

Os meios de comunicação trouxeram muita informação, deram as cartas para um bom treinamento e será que fomos espectadores diligentes? Será que estagnamos na certeza de que toda onda morre na praia, sem nem ao menos nos atentarmos ao fato de que ela engole muito peixe e desacomoda até conchas e caramujos?

O que o surfista leva antes da onda morrer na praia?

Primeiramente a lição de que o equilíbrio é fundamental para se sustentar em uma prancha de surf. E, diante da fabulosa onda que a pandemia avolumou, o controle da mente se tornou fundamental.

Da mesma forma, surfistas devem ser bons estrategistas e rápidos nas manobras, visto que o cenário pede agilidade e atenção. Todavia, teve muito caô na parada e para quem não é versado nas gírias do meio, a palavra é sinônimo de mentira.

Se por um lado fomos pegos de surpresa, por outro tivemos tempo considerável para aprender muita coisa e tirar algumas lições. Aliás, já pudemos aprender as manobras básicas e também não temos a pretensão de nos tornarmos um Ítalo Ferreira ou uma Maya Gabeira. Talvez a primeira grande lição do surfista seja respeito pelo mar.

E nós, que não somos surfistas de ondas marítimas, mas das intempéries da vida, o que levamos disso tudo?

Reflexão

Muito sofrimento existiu para todo mundo, sem exceção.

Fato é que alguns tomaram um caldo enorme dessa assustadora onda, de modo que estão bem machucados. Também temos os que permaneceram distantes do pior, mas próximos do sofrimento de muitos. Não à toa estamos todos de olhos bem arregalados e assustados com tudo o que aconteceu e insiste em não terminar.

Mas apesar de tudo e de todos, num dado momento toda onda acaba na praia! O questionamento que merece atenção é: permanecerei a mesma pessoa? Por fim, fica a indagação que não podemos deixar de lado: olharei para o planeta, para as pessoas, para o meu consciente da mesma forma?

Uma vez que algum ensinamento devemos tirar desse surfe forçado, nada disso pode ter sido em vão…

7 comentários sobre “A Onda acaba na praia mas a espuma retorna ao mar

  1. Li só hoje! Entrou em mim como uma onda que chega devagarinho na areia da praia. Tradução perfeita do que acontece nesses dias.
    Senti falta do nome do autor do texto. 😉 Ou será que não vi?

  2. Respeito à Vida, acima de tudo… bora aprender sempre!!!🤜🤛

  3. Amei o texto. Na vida tem q aprender surfar, nadar, navegar. Tem q estar prontos pra aquelas ondas enormes e se equilibrar nelas.

  4. Surfar é preciso , viver não é preciso…..kkk

  5. Parabéns pelo emocionante texto. Sempre muito profundo e de uma sensibilidade única.
    Compartilhando com prazer esse projeto maravilhoso!
    Parabéns para todos que participam e se entregam a nobres causas.

  6. Bora surfar nas ondas da vida.

  7. Otima reflexão.
    Abraços

Os comentários estão fechados.