Publicado em 3 comentários

Autogestão na vida Pessoal – Habilidade Importante no Momento

Autogestão pessoal para enfrentar o frio na barriga

Autogestão é habilidade mais que importante nos dias de hoje, todavia requer um bom treinamento. Querer mudar alguma coisa dentro de nós mesmos exige uma razão tanto forte quanto soberana, já que padrão de comportamento é coisa séria.

A pandemia nos chama para um autocontrole emocional, além de novas atitudes que antes não tínhamos dentro da nossa rotina.

Como que no chapéu mexicano dos parques de diversão, a velocidade dos acontecimentos gira com uma rapidez de tirar o fôlego! Sentados nas cadeiras daquela estrutura circular e segurando fortemente as correntes, o medo dispara o coração…

Viver uma pandemia não foi uma escolha pessoal, apesar de ser o resultado das atitudes do coletivo. Teoricamente colhemos o que a civilização, como um todo, plantou. Diante do fato consumado, agora nos resta enfrentar o problema e é justamente aí que entra a importante habilidade de autogestão pessoal.

Pode ser que você nunca tenha tomado para si essa questão, mas não dá para virar a página desse capítulo da nossa vida como se nada houvesse. A princípio, esse é um momento para jamais esquecermos e que deixará sequelas em cada um de nós. Um marco civilizatório e que irá compor as páginas dos livros de história mundo afora.

O que as futuras gerações dirão de nós? Certamente que irão analisar causas e efeitos, bem como as atitudes e ferramentas que utilisamos para a superação do caos.

Será possível ultrapassar uma pandemia sem autogestão pessoal?

Não. A resposta é monossilábica porque simplesmente, de uma forma ou de outra, todos recebemos um forte golpe com a chegada do Coronavírus.

Por outro lado, muitos de nós nos surpreendemos com a capacidade de, mesmo diante do impacto, administrarmos com resiliência os medos, as faltas ou carências. Afinal, o autocontrole é uma conquista que só poderemos experimentar quando colocados à prova.

Vejamos por exemplo o universo da APOIE e o público que a frequenta: a pessoa com deficiência intelectual. A partir daí, vamos fazer o exercício de nos colacarmos no lugar de cada família… Certamente não foi fácil o enfrentamento das incertezas e dificuldades, não é mesmo? Mas encararam com resiliência o que a vida lhes reservou.

Enfim, só poderá sentar na cadeira do chapéu mexicano quem tiver fibra para isso e olha que tem muita criança que senta!

E você, já se divertiu no chapéu mexicano alguma vez na sua vida? Conta pra gente!

3 comentários sobre “Autogestão na vida Pessoal – Habilidade Importante no Momento

  1. Perfeito! É isso mesmo! Parabéns pelo seu texto! ♥️

  2. Sim! E senti uma mistura de medo com alegria!
    Hj enfrento o medo do Covid19 com responsabilidade e fé.
    Linda reflexão!
    Perfeita analogia!
    Parabéns

  3. Sim, já me atrevi a isso, quando criança, claro! É muito instigante. Sentir medo faz vc se movimentar para se livrar dele! Depois que passa traz alívio!

Os comentários estão fechados.