Publicado em 7 comentários

Deficiência – Olhar sem o véu da íris

Na APOIE deficiência não é problema, mas desafio e razão para existir.

Refletir sobre deficiência é para aquela criatura que busca coerência entre o que diz e o que faz. Como enfrentar a dicotomia é a grande questão da sociedade moderna.

Fato é que existe uma larga avenida entre o que somos e como gostaríamos de ser.

O tema que escolhemos faz parte do nosso cotidiano, mas no momento é um dos mais abordados porque a partir do ano de 1963 a APAE instituiu uma semana específica para a diversidade. Ela acontece entre os dias 21 e 28 de agosto e tem como título:” Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e múltipla”.

A verdadeira inclusão

O reconhecimento da nossa própria visão quando diante de uma pessoa com deficiência é sem dúvida o primeiro passo para a inclusão de verdade.

Se nos aceitarmos como humanos e, portanto, dotados de sentimentos e impressões imperfeitas, aí começa o caminho para o verdadeiro sentido da compreensão de quem seja o outro.

Mas de que outro nos referimos? De todo aquele que passa por uma abordagem preconceituosa ou não.

Ainda neste ano, em uma entrevista para o programa Roda Viva da tv Cultura, a jornalista Glória Maria abordou o racismo de forma espetacular. Em sua fala a clareza de que não importam as nomenclaturas [preto ou negro / Excepcional ou pessoa com deficiência intelectual]. Diz ela que isso tudo é pueril, porque o  importante mesmo é a visão diante das diferenças. 

Vale refletir um bocado sobre isso.

Na APOIE deficiência não é problema, mas desafio e razão para existir.

Deficiência e competência

Nascer com algum tipo de deficiência faz parte da nossa condição. Já pensou nisso ou não percebeu nada fora da curva em si mesmo? Não existe perfeição em nenhum de nós e saber-se imperfeito é o primeiro passo para a aceitação das imperfeições do outro.

Muito bem, a partir daí observe as pessoas ao seu redor e veja quanta diversidade. Essa é a grande graça da vida! Rara exceção destinada aos gêmeos univitelinos, não existe ninguém minimamente igual a um outro alguém.

Agora, depois da concientização de que competência nada tem a ver com deficiência, vamos falar do nosso povo, ou seja, das habilidades da turma da Apoie. Um “papo pra mais de metro”, como se diz por aí.

Há muito que a APOIE não deseja que seus produtos sejam adquiridos por outro motivo que não seja excelência e qualidade das suas peças.

Quem produz tudo o que você pode ver no site, em bazares pela cidade, nas mãos de empresários, crianças ou dentro da nossa loja na instituição? Pessoas com deficiência intelectual.

A princípio o Brinde do Terceiro Setor possui um valor de marketing inquestionável, mas se não tiver qualidade de nada valerá. Inclusão de verdade pede que a inserção aconteça de verdade também. Capacidades e talentos não são quesitos de poucos escolhidos, basta reconhecer aptidões e dar treinamento.

Então, a fim de não alongarmos o texto, a Apoie não encara a deficiência como problema. Mais que isso, deficiência é o embrião da sua história e oferecer ferramentas para a sua superação a nossa grande missão.

Quer saber de uma coisa?

VIVA A APOIE!

7 comentários sobre “Deficiência – Olhar sem o véu da íris

  1. Perfeito Flávia…É viva a Apoie 👏👏👏👏❤

  2. Impecável texto.
    O início toca quando somos forçados, através de seu texto, a recuar e pensar:
    …”fato é que existe uma LARGA avenida entre o que somos e como gostaríamos de ser.”
    Encerrando maravilhosamente comentando sobre a compra de brinde do 3 setor:
    “.. mas se não tiver qualidade de nada valerá. Inclusão de verdade pede que a inserção aconteça de verdade também.”
    Viva a Apoie meeessssmoooo!
    Parabéns

  3. Reflexões sempre necessárias!

  4. A APOIE oferece oportunidade de ocupação inclusiva mais difícil de ser encontrada em nossa sociedade.
    Abençoada essa missão!!!
    Lindo esse delicado texto, parabéns Flávia!!💫💫💫💫💖💖💖

  5. Perfeito, Flávia… até porque as deficiências da alma muitas vezes entre os poderosos e, infelizmente, valorizadas sob uma ótica cultural míope, trazendo tanto sofrimento em tantas partes mundo.

    O olhar que transcende o espírito humano deve cada vez mais perpetuar a educação de base. Que a Esperança nos encoraje a perseverar no caminho do bem e da inclusão cada vez mais. Olhar que acolhe, que aconchega com justiça, verdade e amor. ❤🌹🌿

    1. Como sempre suas palavras refletem a delicadeza da sua pessoa.

  6. Obrigada, Flávia! Texto impecável.
    Voce retratou o propósito da APOIE.
    abraços

Os comentários estão fechados.