Publicado em 12 comentários

Deficiências irremediavelmente humanas

Deficiências fazem parte da humanidade

Por que deficiências? A palavra no plural tem uma razão de ser, já que o mundo fala hoje do tema com mais apreço e cuidado. Conquistamos um novo olhar para o assunto e que exige de todos uma atenção redobrada no que se refere a inclusão e ao preconceito.

Nós da APOIE já percorremos um longo caminho junto da pessoa com deficiência intelectual, uma trajetória com mais de 40 anos de muito aprendizado. E como já abordamos muitos tópicos importantes sobre o assunto, falaremos sobre algo que vai muito além das deficiências visíveis a olho nu e que infalivelmente todos temos.

Incrivelmente humano, falhar é nossa condição! Já pensou nisso? Então bora continuar com a leitura porque o assunto é bom e merece atenção.

O que é ser deficiente

Aqui vale dizer que a pessoa com deficiência encontra dificuldade em determinada área de atuação, o que não invalida a sua humana condição de errar e acertar, compreende?

Mais que tudo, todos nós evoluímos com o passar dos anos; ou seja, o nosso corpo e percepções, tanto do mundo quanto da vida, caminham para frente, sempre!

O que queremos dizer com isso? Ora, que a pessoa com deficiência intelectual por exemplo, não estagia como criança do início ao fim da sua vida e que é dotada, assim como nós, de qualidades e defeitos.

Humanidades… A perfeição não existe.

Então, possuir deficiências faz parte e isso não desqualifica ninguém. Até mesmo as morais, aquelas que se escondem por trás das nossas condutas e pensamentos. Ah, vai dizer que acredita em anjos na terra?

Muitas das nossas visitas chegam dizendo que a turma é formada por seres celestiais ou crianças. Gente, isso não é verdade! Graças a Deus nós temos aqui um pessoal adulto muito diferenciado e que não é nem anjo e nem criança. Haja vista o que produzem, o que fazem no dia a dia, como se relacionam etc. Só você refletir um pouco e logo compreenderá que temos um tanto de razão.

Deficiências… A perfeição não existe.

Deficiências – imperfeições comuns a todos nós

Mesmo que possa lhe parecer que estamos dourando a pílula ou jogando com palavras, a verdade é que o tema é mesmo controverso. Isso significa que compreendemos a questão da deficiência sob a ótica da experiência que os anos de convívio e trabalho nos forneceram.

Sabia que muitas vezes a equipe se olha e percebe que em alguns momentos é nela que está a deficiência?

Mas por que? Por que não é boa o suficiente? Não! Claro que uma resposta minimalista como essa é uma verdadeira bobagem. Porque é humana, gente! Quando compreendemos a estrutura do ser humano e que ela é moldada com ingredientes que vão muito além de moléculas e órgãos, chegamos ao que é o nosso foco na APOIE.

Somos todos humanos. Seja alguém uma pessoa com deficiência intelectual ou não, ela jamais deixará de ser humana ou um verdadeiro coquetel de deficiências e talentos, onde a magia aguarda para acontecer.

E de magia a gente entende, basta ver o que fazemos todos os dias aqui. Olha só que bela amostra!

12 comentários sobre “Deficiências irremediavelmente humanas

  1. Lindo texto e lindo e tão nescessario trabalho !

  2. Parabéns pelo belíssimo texto!
    Muitas vezes a deficiência maior está em nós que pretenciosamente nos julgamos superiores. O respeito da APOIE com seus aprendizes é um exemplo a seguir por toda a sociedade justa e igualitária. Gratidão

    1. Obrigada pelas palavras de incentivo, Sonia!

  3. Que LINDO texto!!! É preciso compartilhar nossa humanidade… 🙏🌹

  4. Deficientes somos todos, o importante é termos pessoas do bem, como a APOIE, que nos ajudem no aprendizado.
    Linda reflexão. Parabéns!!!

  5. Texto verdadeiro sobre uma nossa mentalidade, cada um se olhando sem preconceitos, esclarecendo o olhar sobre a deficiência intelectual. Trabalho maravilhoso da Apoie! Parabéns!!!

  6. Precisamos dessa clareza e noção de igualdade, mais que nunca. Parabéns pela reflexão e pelo trabalho. As ações de vcs (APOIE) comprovam suas palavras. 👏🏼👏🏼👏🏼

  7. Humano, profundamente humano!

  8. Muito bom!

  9. Texto perfeito 👏👏👏👏
    E respeito é o que eu sempre vejo na Apoie💗

    1. O respeito é a base de toda relação! Obrigada por fazer parte da nossa história, Lúcia!

  10. Me emocionei.
    Nada mais para dizer… pq a emoção foi TUDO 🌺🙏

Os comentários estão fechados.