Publicado em 1 comentário

Obesidade – Um risco para a saúde

Podemos evitar a obesidade com informação sobre o assunto.

Se obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo, com o nosso público não poderia ser diferente e é exatamente por isso que acentuamos o nosso olhar para o tema.

Pesquisas revelam que o assunto é ainda mais grave em pessoas com deficiência intelectual. As possíveis causas da obesidade neste universo são motivadas pelos baixos níveis de atividade física, distúrbios alimentares e uso de medicamentos.

Como combater o sobrepeso e a obesidade

Entre tantos objetivos, nosso foco principal é o bem-estar do grupo e para atender a demanda oferecemos atividades físicas 4 vezes por semana.

Quem nos acompanha nas redes sociais vê o empenho e a qualidade do nosso trabalho. Além da educadora física e da fisioterapeuta, contamos com a parceria do Instituto Serendipidade, que nos contempla com a visita semanal do médico geriatra dr. Marcelo Altona.

O trabalho em conjunto desses profissionais garante um resultado mais efetivo no combate a obesidade. Sendo assim, disponibilizamos atividades físicas como dança solta e o uso de bicicletas ergométricas e esteiras; além de atividade física funcional, jogos cooperativos, ginástica localizada e circuitos com obstáculos.

Como temos um razoável número de idosos, mantemos uma parceria para levar adiante o estudo sobre o envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual.

Como conseguir bons resultados

Não há como negar o poder da informação e se queremos chegar a resultados positivos, o sucesso se alcança por meio de conhecimento. Então, se a alimentação é um dos alicerces no combate à obesidade, saber o valor nutricional dos alimentos é fundamental.

De alguma maneira, quem nunca caiu em tentação quando se viu diante de miragens gastronômicas nada saudáveis? Vai dizer que não gosta de um bolinho de arroz ou de bacalhau, coxinha ou mesmo de uma batatinha frita bem sequinha e crocante…

Além disso, a vida moderna com tantos enlatados e guloseimas, leva-nos a hábitos indesejáveis na hora de escolher o cardápio para o dia a dia. Enfim, para garantir o bem-estar e o envelhecimento saudável, a informação sobre o valor nutricional de cada alimento é fundamental.

Em nossa sala multimídia abordamos o tema alimentação, levando em conta aspectos regionais e tipos de cultura. Comidas típicas do Brasil como o feijão tropeiro, macaxeira, arroz de carreteiro, moqueca capixaba ou a clássica pizza paulistana, têm um significado.

Embora cada um de nós apresente um gosto muito particular para determinado sabor ou condimento, trabalhamos o valor nutricional dos alimentos, saúde e riscos da obesidade.

Como abordar a obesidade

Não temos como objetivo tornar a vida chata e sem nenhum prazer. Longe disso, sabemos que escorregar de vez em quando faz parte. Também existe a questão afetiva que alguns alimentos carregam no sabor de um prato, como lembranças da infância ou de uma pessoa querida.

O que a gente deseja mesmo é que a nossa turma compreenda que tudo é possível quando agimos com moderação. Não é necessário se privar de nada e inclusive de determinados alimentos, desde que saibamos o momento de consumi-los e a quantidade apropriada.

Bom mesmo é evitar a obesidade, mas quando a dieta for necessária, que seja motivada por informação de qualidade, que trate dos motivos e ganhos que ela trará. Sem grandes polêmicas e de forma concisa e leve.

Incentivar a pessoa com deficiência intelectual a optar por determinados alimentos em detrimento de outros é um desafio. Comer bem para viver melhor é a grande lição.

Conclusão

A princípio, não existe maior incentivo contra a obesidade do que a conscientização do mal que ela representa para a saúde. O conhecimento é a mola propulsora de todo progresso e sem ele não alcançamos absolutamente nada.

Mas você pode colocar em dúvida o potencial de compreensão do nosso público, porque talvez desconheça o assunto ou porque nunca tenha convivido com uma pessoa com deficiência intelectual, moderada a leve, como é o caso da nossa turma.

Do mesmo modo, primeiro devemos motivar o interesse e apresentar fatos, para então alcançar o conhecimento. Que a obesidade é um tema árido, todos sabemos; por isso é importante didática para abrangê-lo e a gente é muito bom nisso.

Tem curiosidade? Então marca uma visita e venha nos conhecer!

Aqui você sempre será muito bem-vindo e o melhor de tudo é que a surpresa te abarcará de tal forma que vai querer voltar mais e mais vezes.

Vem! a gente já tá te esperando.

Mas, se não pode vir e quer saber mais sobre a nossa rotina, não tem problema! Deixamos você colocar o olho na nossa fechadura! Basta entrar no Insta da @apoiesp porque não temos segredos pra você. No olho mágico do stories verá muita coisa legal. Ah… lá no reels tem vídeos, já em “Produtos” coisas incríveis e em “Atividades” tudo o que acontece no nosso dia a dia.

Quer nos ajudar e não sabe como? Muito simples: adquira um do nossos produtos ou faça uma doação; a nossa chave PIX é apoie@apoie.org.br

Venha fazer parte da nossa história! Temos mais de 42 anos de fundação e muita prosa pra contar.

Um comentário sobre “Obesidade – Um risco para a saúde

  1. Super importante cuidarmos da alimentação, o que comemos, quantidade e em que ritmo. Tudo
    contribui para o nosso bem estar no presente e no futuro. Parabéns pelo artigo.

Os comentários estão fechados.