Mesmo com a propagação de tanta fake, é fato que ficarmos fora da inclusão digital da pessoa com deficiência intelectual é praticamente inaceitável.
Há muito promovemos o acesso da nossa turma ao mundo digital, na certeza de que adquirir conhecimento é sempre benéfico; porque eleva a evolução sociocultural, além da inclusão de verdade.
No entanto, todo cuidado é pouco, porque a fábrica de ilusões do universo online alimenta o homem contemporâneo de tal sorte, que alcançar o que se imagina é quase impossível.
Conhecimento promove inclusão social
Na prática fomentamos múltiplos conhecimentos e em nossa sala multimídia apresentamos o FATO e não FAKE. Promovemos o aprendizado de tudo o que pode, de alguma forma, estimular interesse pelo saber, engrandecendo o repertório de cada um.
A nossa capacidade de manter uma conversa recheada de atrativos depende das ferramentas que temos como suporte. Também é missão da APOIE plugar a pessoa com deficiência intelectual no mundo, de forma a trocar informação de maneira coesa e por vezes surpreendente.
Basta agendar uma visita na APOIE para ver com os próprios olhos quem somos. Modéstia à parte, a turma aqui é bem esperta!
Universo ON| Fato e Fake
Será que você ou mesmo nós somos fake?
Muita coisa mudou de uma década para cá. As novas tecnologias e o acesso de toda gente e em qualquer parte do planeta a um smartphone nas mãos, colocou na ponta dos nossos dedos Deus e o Diabo ou melhor dizendo, a cura e a doença para todos os nossos males.
Um simples celular realiza em segundos todo tipo de ação, que pode ser desde uma compra a um bate papo, uma pesquisa ou até mesmo um desastre monumental.
Cabe refletirmos sobre o que seria de todos nós se esse aparelho não existisse mais. Viver OFF parece impossível, porque é no ON que hoje a vida acontece.
Será?
Tudo indica que sim, porque nem só de vilã podemos chamar a maior revolução que a sociedade já experimentou. A tecnologia da informação trouxe benefícios e progressos inquestionáveis e talvez, mais do que qualquer outra grande descoberta.
Mas então por que a discussão sobre o tema?
Como tudo na vida a resposta está na natureza humana. O que fazemos com tanto poder nas mãos resultará em dor ou alegria, frustração ou contentamento.
Somos por natureza insaciáveis, além de emocionalmente imaturos e essas características não se restringem apenas a a uma minoria. Além disso, a opinião do outro sobre nós mesmos importa de forma no mínimo razoável e isso em parte é angustiante e gera bastante ansiedade.
Como estar em todos os lugares, agradar a todos, satisfazer a mim e ao outro e permanecer saudável ao mesmo tempo?
Quase impossível não cair na roda viva ON, o metaverso tá aí para nos colocar mais longe ainda do universo OFF.
Inclusão Digital é Fato e não Fake
Se podemos viajar sem sair do lugar, experimentar novas emoções, viver o inimaginável alcançando tudo o que a tecnologia permite; por que não usufruir disso da melhor maneira possível?
Sabemos que a vida é repleta de fakes e fatos, porque mentiras e verdades são reflexo das nossas próprias contradições. Aliás, cabe a cada um de nós pensar sobre isso.
Aqui na APOIE procuramos oferecer informação de qualidade, entretenimento e insumos intelectuais que estimulem a capacidade de escolha e autonomia para a nossa turma.
Para finalizar, seria bom refletirmos sobre para onde vamos. Ou seja, para o fim do mundo ou rumo a novos tempos?Apesar de tanto acesso ao conhecimento, o que a sociedade hiperconectada está fazendo da vida, eis a questão; já que a conectividade é criadora de mais e mais sonhos e desejos, nem sempre acessíveis a todos.
É incalculável o valor da informação, embora cada um interprete o conhecimento adquirido ao seu modo. Aliás, o nosso futuro depende dessa luta entre fato e fake.
Conclusão
Importa termos o alcance de que seja ON ou seja OFF, a humanidade há de se mover para onde tem que chegar; isto é, a evolução tecnológica não pode ser maior do que o próprio homem.
Existe sim uma enorme tendência global para o FAKE: emoção FAKE, vida FAKE, relacionamento FAKE, mas nós e você somos FATO.
Ser ou não ser continua sendo a questão.
Fato é a sociedade unida contra o que é fake. Fato é que desejamos mais igualdade e trabalhamos pra isso sem fake news, sem politicagem e mentiras. Fato é que o amor ao próximo está na cara de quem pratica, não nas redes e nas palavras e atitudes de ódio. Que o amor ao próximo e a força para ajudar quem precisa, de fato, seja nosso lema. Parabéns a APOIE.